sábado, 7 de julho de 2012

Yamaha R1 2013 – Chega ao Brasil trazendo novidades


yamaha r1 2013
A Yamaha está lançando no Brasil a linha 2013 da YZF-R1, a grande novidade é que agora a superbike japonesa conta com um moderno controle de tração (TCS). Herdado das motos da Yamaha na MotoGP, o equipamento conta com seis modos e tem a missão dosar o potente motor de 1.000 cilindradas, deixando assim a moto  mais fácil de ser pilotada principalmente nas curvas e nas cidades.

yamaha yzf r1 2013
O sistema entra em ação quando a roda traseira começa a perder tração nas acelerações, o controle faz o corte na injeção de combustível do motor, evitando assim que a moto derrape ou acabe empinando.  Para os pilotos mais ousados, há ainda a possibilidade de desligar o equipamento totalmente.
yamaha r1 2013
Porém o grande destaque dessa YZF R1 2013, que é uma motos mais velozes e desejadas do mundo, continua sendo o seu coração de 1000 cilindradas. A R1 é um dos poucos modelos no planeta que tem quase tanto cavalos quanto quilos, a relação peso potência é de 1.01 kg por CV. O motor de quatro cilindros continua entregando 182 CV a 12.500 rpm e um torque de 11,8 mkgf a 10.000 rpm. Apesar do novos equipamentos, o peso à seco foi mantido em 184 quilos.
yamaha r1 2013 tcs botão do controle de tração
Também foram feitas alterações no motor da R1, visando melhorar as repostas em baixas e médias rotações, a ECU ganhou novos mapas, com diferentes curvas de potência a disposição do piloto, no total são três níveis de pilotagem disponível, ou seja são três níveis de potência, e o piloto faz a escolha através de um botão no punho.
yamaha r1 2013 traseira
O controle de tração combinado com as três opções de mapas, possibilitam ao piloto ter até 21 configurações de desempenho do motor da R1.
painel yamaha yzf r1 2013
Porém a superbike ainda continua pecando pela falta do ABS, um equipamento que está presente na maioria das suas rivais, como a BMW S1000 RR, Honda CBR 1000 RR e na Kawasaki ZX-10R.
yamaha r1 2013 farol
Além disso a Yamaha também realizou algumas sutis mudanças no belo e agressivo visual da R1. Além de ter sido levemente redesenhado, a carenagem ganhou filetes em LEDs que ressaltaram os faróis, as saídas do sistema de escape e as pedaleiras que agora são de alumínio fundido também são novidades. Destaque ainda para os grafismos da cor branca que são exclusivos do mercado (foto abaixo).
nova yamaha yzf r1 2013
O lançamento da R1 2013 ocorreu neste fim de semana (02 e 03/06), no Autódromo Internacional de Londrina. O circuito também foi palco para da primeira etapa da R1 GP 1000, uma nova categoria do motociclismo brasileiros que conta com 14 motos R1 e que faz parte do Racing Festival. Durante a apresentação não foi revelado o preço da moto, a previsão é que a Yamaha YZF-R1 comece a ser vendida a partir da segunda quinzena desse mês.
A R1 2013 será oferecidas nas cores branca, azul ou preta.
yamaha r1 2013
Confira abaixo a ficha técnica completa da Yamaha YZF R1 2013:
Comprimento total – 2.070 mm
Largura total – 715 mm
Altura total – 1.130 mm
Altura do assento - 835 mm
Distância entre eixos – 1.415 mm
Altura mínima do solo – 135 mm
Peso seco – 166 kg
Peso (ordem de macha) – 206 kg
Motor – 4 tempos, DOHC, refrigerado a água
Quantidade de cilindros – 4 cilindro, 4 válvulas
Cilindrada real – 998 cc
Cilindrada usual - 1000 cc
Diâmetro x curso – 78.0 x 52,2 mm
Taxa de compressão – 12,7: 1
Potência máxima – 182 cv a 12.500 rpm
Torque máximo – 11.8 Kgf.m a 10.000 rpm
Sistema de partida – Elétrica
Sistema de lubrificação – Cárter úmido
Capacidade do óleo de motor – 3,73 litros
Capacidade do tanque de combustível – 18 litros
Sistema de Alimentação – Injeção Eletrônica
Sistema de ignição – TCI
Transmissão primaria – Engrenagens
Transmissão secundária – Corrente
Relação de redução primária – 1.512 (65/43)
Relação de redução secundária – 2.765 (47/17)
Embreagem – Úmida, disco múltiplo – mola helicoidal
Câmbio – 6 velocidades, engrenagens constantes
Relação da marcha 1 – 2.533 (38/15)
Relação da marcha 2 – 2.063 (33/16)
Relação da marcha 3 – 1.762 (37/21)
Relação da marcha 4 – 1.522 (35/23)
Relação da marcha 5 – 1.364 (30/22)
Relação da marcha 6 – 1.269 (33/26)
Quadro – Deltabox em alumínio
Ângulo de cáster – 24° 00’
Trail – 102 mm
Pneu dianteiro – 120/70 – ZR17 M/C 58W
Pneu traseiro – 190/55 – ZR17 M/C 75
Freio dianteiro – Disco duplo hidráulico / 310 mm
Freio traseiro – Disco hidráulico / 220 mm
Suspensão dianteira – Garfo telescópico
Suspensão traseira – Braço oscilante – monocross
Curso da suspensão dianteira – 120 mm
Curso da suspensão traseira – 120 mm
Painel de instrumentos – Painel digital – velocímetro, hodômetro total e dois parciais (trip1 e trip2), mais hodômetro do combustível (f-trip), marcador do nível de combustível e relógio digital. Luzes espias, lâmpada de aviso de rotação – conta giros analógico.
Cor – Azul, Branca, preta

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