sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Aprilia RSV4 R 2012 – Conheça em detalhes uma das motos mais rápidas do mundo


aprilia rsv4 r 2012
A Aprilia, uma das fabricante mais tradicionais da Itália, conta com várias motos incríveis. Uma delas é a Aprilia RSV4 RAPRC, considerada uma das motos mais rápidas do planeta, ela é capaz de chegar facilmente próxima dos 300 km/h e acelera quase tão rápido tão quanto um carro de F1, na casa dos 3 segundos.

aprilia rsv4 r factory 2012
Lançada em 2009, a Nova RSV4 é praticamente uma moto de corrida homologada para rodar nas ruas. Ela é praticamente idêntica a moto do italiano Max Piaggi, vencedor de 2010 e atual líder do Campeonato Mundial de Superbike. Alias essa é a principal diferença entre as duas categorias top do motociclismo, enquanto na MotoGP, as motos que correm foram desenvolvidas especialmente para a categoria, no Superbike é obrigatória que todas as motos que disputem a categoria, contem com uma versão de rua.
aprilia rsv4 r
Além de criar uma moto extremante rápida, o objetivo dos engenheiros da Aprilia ao desenvolve a RSV4, foi conceber uma moto que agradasse tanto pilotos profissionais, mas que também fosse amigável aos amadores.
aprilia rsv4 r factory aprc
A missão de parar a RSV4 fica a cargo de enormes disco de freio da italiana Brembo
A fonte do desempenho brutal é um motor quatro cilindros em V, disposto a 65 Graus e com 1000 cm³, capaz de desenvolver uma potência 180 cavalos a 12.500 rpm e um torque de 11.72 kgfm a 1.000 rpm. Em sua versão top de linha ( R Factory), a RSV4 é uma das poucas motos do planeta que conta com mais CV no motor do que quilos em seu peso, são 180 CV para apenas 179 quilos, ou seja o resultado disto é um desempenho assustador.
aprilia rsv4 r
O torpedo italiano traz componentes exclusivos das motos de corrida, um desses recursos é o Aprilia Lauch Control, indicado para uso exclusivo na pista, o controle de largada permite se obter o máximo em aceleração. A lista de tecnologias inovadoras dessa superbike, inclui ainda itens com um exclusivo controle de tração com oito modo de ajustes e que se ajusta automaticamente a diferente tipos de pneus e o Aprilia Quick Shift, que possibilita mudanças de marchas de forma ultra-rápida, sem fechar o acelerador ou usar a embreagem.
Atualmente já em sua linha 2012 a RSV4 é vendido na Europa com preço na faixa dos 16,000 euros, se a opção for pela versão Factory, que traz componentes em fibra de carbono e pesa 5 kg a leve, o valor sobe para cerca de 20,000.
aprilia rsv4 r
Entre as concorrentes da superbike da Aprilia estão modelos que fazem parte do clube das motocicletas mais incríveis do planeta, como a velocíssima BMW S1000RR, a Kawasaki ZX-10R (que alias são duas das principais concorrentes da marca italiana no Superbike), Honda CBR 1000, Suzuki GSX-R 1000 e a recém lançada Ducati 1199 Panigale.
aprilia rsv4 2012
Nos últimos anos, várias marcas tradicionais como MV Augusta, Ducati e KTM, resolveram investir no mercado brasileiros e montaram ou estão montando operações. Já o Grupo Piaggio (que além de Aprilia e dona de marca como Moto Guzzi e Vespa) infelizmente ainda não faz parte desse grupo, pelo menos por enquanto a marca italiana não tem planos de se instalar no Brasil, com isso a única opção para quem quer ter uma RSV4 na garagem, é recorrer aos importadores independentes, porém ai o preço é bastante salgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário